( Lei) RIA- Núcleo de Leiria da Rede IberoAmericana de Animação Cultural

O desafio foi lançado e a equipa de Leiria da RIA resolveu aceitá-lo e pôr mãos à obra. Foi assim que nasceu (Lei) RIA.

Projetos

“Os projetos elaboram-se para serem levados à prática e conseguirem pôr em andamento os objectivos para a realização das mudanças esperadas.”
(Trilla, 2004:152)


ROSTOS: As pessoas e a cidade | 1º Plano Anual |


Na construção do 1º Plano Anual de Atuação é fundamental que se tenha em conta os propósitos do Nodo na concepção das ações a serem desenvolvidas. Neste sentido, o 1º Plano Anual de Atuação do Nodo de Leiria – Rostos: As Pessoas e a Cidade tem os seguintes objetivos:

·       Contribuir para a mobilização de uma postura reflexiva, crítica e participativa da comunidade de Leiria através de atividades de animação comunitária;

·       Desenvolver um espaço intermediário, através das dinâmicas de animação social e cultural, que permita a comunicação, as interações, o diálogo e a permuta entre os atores sociais da comunidade leiriense e as associações e agentes culturais locais;

·       Facilitar a emergência de processos reflexivos, críticos e de desenvolvimento em torno de narrativas experienciais, sociais e culturais de diversos elementos da comunidade.


Projetos inseridos em “Rostos: As Pessoas e a Cidade”

Para a concretização do 1º Plano Anual de Atuação existem dois tipos de projetos que se distinguem no seu tempo de duração:

Ø Seminários, Colóquios e Encontros no âmbito da Animação Sociocultural

Ø  Projetos com um cariz mais pontual (Projetos Pontuais)
Ø  Projetos realizados numa perspetiva mais contínua (Projetos Contínuos)


Seminários/Colóquios/Encontros
Estes encontros permitem a troca de conhecimento, de experiências e de práticas no âmbito da Animação Sociocultural. Parece-nos de extrema importância a realização deste tipo de iniciativas uma vez que são espaços que permitem debater e aprender novas técnicas, novas maneiras de abordar problemas bem como, visualizar conexões com outros temas. O objetivo será adquirir novos conhecimentos, apoiar e partilhar a pesquisa científica e a descoberta de novos horizontes na área da Animação. 


Projetos pontuais

Fazendo a ligação com os estudos e as formações desenvolvidas no Ensino Superior e partindo da parceria ESECS/Câmara Municipal de Leiria e Nodo de Leiria da RIA serão realizados durante os próximos meses de Dezembro e Janeiro, dois projetos que se desdobram num conjunto de diversas iniciativas no âmbito do desenvolvimento comunitário.

Estes dois projetos designados como: De mãos dadas pelo Natal e Olhares Cruzados serão desenvolvidos pelos estudantes do 2º ano da licenciatura em Educação Social da ESECS. A finalidade transversal a todas as atividades evidencia-se na celebração do Natal, assentando em estratégias de dinamização cultural dos variados espaços onde se desenrolarão todas as iniciativas.

·       De mãos dadas pelo Natal

- Vem sentir o Moinho                               - Mamã, Papá, dão-me um mimo?
- Eu, o Agromuseu e o Natal                    - Era uma vez… um presente de Natal
- Os Reis da Imagem                                - Eu, personagem da minha história
- Natal Multicultural                                  - Como se cria o Natal
- Um Natal sem diferenças                       - Natal na Prisão


·       Olhares cruzados

- Preparar para Provar            
- À sombra do Natal
- Uma história natalícia cheia de movimento e ação
- A caixinha surpresa no Moinho
- Reciclar a Música
- Silêncio, Escutem o Pássaro!
- Reciclar para Criar e Música Tocar
- Teatro-Fórum à nossa maneira
- Um olhar sobre rodas
- (Re)Criar o Natal
- Natal em Movimento


Projetos Contínuos
Numa perspetiva mais contínua pretendemos realizar os seguintes projetos: Bolsa de Voluntariado: Por uma rede ativa e Envelhecer com um olhar cultural. Estas propostas serão desenvolvidas com o intuito de ter um marco relevante para a melhoria da qualidade de vida em Leiria.

·       Bolsa de Voluntariado: Por uma rede ativa

·       Envelhecer com um olhar cultural


Outras Iniciativas
Neste âmbito procura-se proporcionar várias iniciativas que compreendem os nossos projetos de carácter pontual ou contínuo, designadamente as seguintes atividades:

·       Sessão de formação para os elementos da bolsa de voluntários que pretendemos criar.
·    Desenvolvimento, por especialistas, de ateliês em áreas diversificadas no ámbito da Animação Sociocultural para estudantes, profissionais e comunidade.
·      Caderno “Elos da animação” onde serão publicadas reflexões sobre as intervenções e as práticas realizadas – poderá ser publicado on-line.